HISTÓRIA DA CIDADE

historiaA família Grinberg chegou ao Brasil em 1.913, junto a outros tantos imigrantes da Letônia e foi morar em 1.921 na então recém-fundada Colônia Varpa, próxima à cidade de Paraguaçu Paulista e formada por seus patrícios letões. Em 1936, Verner e seu pai decidem conhecer um lugar no qual ouviram falar chamado Campos do Jaguary, local de vegetação e clima muito semelhantes a Campos do Jordão. Com muita dificuldade, depois de dois dias de viagem os Grinberg conseguem chegar ao local. Não haviam estradas, sendo o caminho somente possível de ser percorrido abrindo picadas entre as montanhas no lombo de um burro. Ali se instalaram num vale que ficava na base do Pico do Selado e por três dias percorreram o local até conseguirem um pedaço de terra que pudessem comprar. Dá-se início a uma fazenda que aos poucos foi sendo formada, cedendo terrenos a amigos e familiares para a construção de casas.
Monte Verde é hoje conhecida pelas características tipicamente européia, com a beleza natural das montanhas, picos e cachoeiras que a cercam, além da fauna e da flora silvestres, as Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar puro compõem a sua paisagem, bem como, a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. É considerada ideal para casais apaixonados, quanto para interessados em aventura e ecoturismo.

CONHEÇA MONTE VERDE

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, estado brasileiro de Minas Gerais. Tem acesso pela rodovia Fernão Dias distando da cidade de São Paulo cerca de 168 quilômetros, sendo 30 deles em estrada íngreme. Em 2009 o governo do Estado de Minas Gerais comprometeu-se a melhorar a infra-estrutura da região.


Está a 1554 metros de altitude, com ótimas pousadas tem como característica principal a natureza e o frio na temporada de inverno. Seu clima é tropical de altitude, com características de clima subtropical devido ao seu relevo montanhoso (tropical de altitude Cwb), segundo a classificação do clima de Köppen, mesmo em baixa latitude: 22º51'47" sul, sua temperatura atinge valores negativos no inverno (mês de Julho). Seus verões são amenos e chuvosos e seus invernos são frios e pouco secos.

Monte Verde ganhou em 2008 o título de melhor destino de inverno do Brasil e, em 2009, o título de cidade mais romântica na votação promovida pelo site Viajeaqui e revista Quatro Rodas, da Editora Abril.
Sua paisagem está destacada por árvores de Mata Atlântica, como o ipê e o carvalho, mas também possui vegetais de áreas subtropicais mescladas a estas outras, como o pinheiro-do-Paraná ou araucária, e os Cedros entre outras árvores aqui não descritas.
Se fosse um município, esse seria o 2º (segundo) município com a sede mais alta do Brasil perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, que está à 1628 metros de altitude. Seu acesso é difícil para aqueles que vêm dos estados do Norte ou que vem do Rio de Janeiro, pois não há uma estrada direta para se chegar lá. Somente cruzando o estado de São Paulo ou vindo de Belo Horizonte, a Rodovia Fernão Dias é que se tem acesso à região.

SIGNIFICADO DO NOME

Os pioneiros de Monte Verde são Verner Grinberg (falecido em 13/08/2006 aos seus 96 anos de idade) e sua esposa dona Emília e o sobrenome da família deu o nome à cidade: “grin”, verde, e “berg”, monte.
clique na foto para visualizar em tamanho m

 

 bannerzinho mv historia bannerzinho mv diversoes bannerzinho mv informacoes bannerzinho mv fotos bannerzinho mv curio